Como investir em ações: um guia para iniciantes aprender a ganhar dinheiro

Se você está pronto para começar a investir no mercado de ações, mas não tem certeza dos primeiros passos a dar ao investir em ações, você veio ao lugar certo.

Você pode se surpreender ao saber que um investimento de US$ 10.000 há 50 anos valeria quase US$ 1,2 milhão hoje. Levando em conta o dólar como moeda mundial para transações desse mercado. O investimento em ações, quando bem feito, está entre as maneiras mais eficazes de construir riqueza a longo prazo. Estamos aqui para te ensinar como.

Há bastante coisa que você deve saber antes de mergulhar. Aqui está um guia passo a passo para investir dinheiro no mercado de ações para ajudar a garantir que você está fazendo isso da maneira certa.

Passos para investir em ações

Confira:

1. Determine sua abordagem de investimento

A primeira coisa a considerar é como começar a investir em ações. Alguns investidores optam por comprar ações individuais, enquanto outros adotam uma abordagem menos ativa.

Tente isso. Qual das seguintes afirmações melhor descreve você?

  • Sou uma pessoa analítica e gosto de analisar números e fazer pesquisas .
  • Eu odeio matemática e não quero fazer uma tonelada de “dever de casa”.
  • Tenho várias horas por semana para me dedicar ao investimento no mercado de ações.
  • Gosto de ler sobre as diferentes empresas em que posso investir, mas não tenho vontade de mergulhar em nada relacionado à matemática.
  • Sou um profissional ocupado e não tenho tempo para aprender a analisar ações.

A boa notícia é que, independentemente de qual dessas afirmações você concorda, você ainda é um ótimo candidato a se tornar um investidor do mercado de ações. A única coisa que vai mudar é o “como”.

As diferentes formas de investir no mercado de ações

  • Ações individuais: Você pode investir em ações individuais se – e somente se – você tiver tempo e desejo de pesquisar e avaliar ações de forma contínua. Se este for o caso, nós o encorajamos 100% a fazê-lo. É perfeitamente possível para um investidor inteligente e paciente vencer o mercado ao longo do tempo. Por outro lado, se coisas como relatórios trimestrais de lucros e cálculos matemáticos moderados não parecem atraentes, não há absolutamente nada de errado em adotar uma abordagem mais passiva.
  • Fundos de índice: Além de comprar ações individuais, você pode optar por investir em fundos de índice , que acompanham um índice de ações como a Bolsa de São Paulo. Quando se trata de fundos gerenciados de forma ativa versus passiva , geralmente preferimos o último (embora certamente haja exceções). Os fundos de índice normalmente têm custos significativamente mais baixos e são praticamente garantidos para igualar o desempenho de longo prazo de seus índices subjacentes. Com o tempo, o S&P 500 produziu retornos totais de cerca de 10% ao ano, e um desempenho como esse pode gerar uma riqueza substancial ao longo do tempo.
  • Robo-advisors: Finalmente, outra opção que explodiu em popularidade nos últimos anos é o robo-advisor . Um consultor-robô é uma corretora que essencialmente investe seu dinheiro em seu nome em um portfólio de fundos de índice apropriado para sua idade, tolerância ao risco e objetivos de investimento. Não apenas um consultor robótico pode selecionar seus investimentos, mas muitos otimizarão sua eficiência tributária e farão alterações ao longo do tempo automaticamente.

2. Decida quanto você investirá em ações

Primeiro, vamos falar sobre o dinheiro que você não deve investir em ações. O mercado de ações não é lugar para dinheiro que você possa precisar nos próximos cinco anos, no mínimo.

Embora o mercado de ações quase certamente aumente no longo prazo, há simplesmente muita incerteza nos preços das ações no curto prazo – na verdade, uma queda de 20% em qualquer ano não é incomum. Em 2020, durante a pandemia do COVID-19, o mercado caiu mais de 40% e se recuperou para uma alta histórica em poucos meses .

  • Seu fundo de emergência
  • Dinheiro que você precisará para fazer o próximo pagamento da mensalidade do seu filho
  • Fundo de férias do próximo ano
  • Dinheiro que você está economizando para um adiantamento, mesmo que não esteja preparado para comprar uma casa por vários anos

Alocação de ativos

Agora vamos falar sobre o que fazer com seu dinheiro para investir — ou seja, o dinheiro que você provavelmente não precisará nos próximos cinco anos. Este é um conceito conhecido como alocação de ativos , e alguns fatores entram em jogo aqui. Sua idade é uma consideração importante, assim como sua tolerância ao risco e objetivos de investimento específicos.

4. Escolha suas ações

Agora que respondemos à pergunta de como você compra ações, se você está procurando ótimas ideias de investimento para iniciantes , aqui estão cinco ótimas ações para ajudá-lo a começar.

Claro, em apenas alguns parágrafos não podemos passar por cima de tudo que você deve considerar ao selecionar e analisar ações, mas aqui estão os conceitos importantes para dominar antes de começar:

  • Diversifique seu portfólio.
  • Invista apenas em negócios que você entende.
  • Evite ações de alta volatilidade até pegar o jeito de investir.
  • Sempre evite estoques de moeda de um centavo.
  • Aprenda as métricas e conceitos básicos para avaliar ações.

É uma boa ideia aprender o conceito de diversificação , o que significa que você deve ter uma variedade de tipos diferentes de empresas em seu portfólio. No entanto, eu advertiria contra muita diversificação . Fique com as empresas que você entende – e se você for bom (ou confortável) em avaliar um determinado tipo de ação, não há nada de errado com um setor compondo um segmento relativamente grande de seu portfólio.

Comprar ações chamativas de alto crescimento pode parecer uma ótima maneira de construir riqueza (e certamente pode ser), mas eu aconselho você a adiar isso até que você esteja um pouco mais experiente. É mais sensato criar uma “base” para seu portfólio com empresas sólidas e estabelecidas.

Como investir em ações: um guia para iniciantes aprender a ganhar dinheiro

Ganhar Dinheiro Com Site: Confira Dicas De Como Ganhar Dinheiro Com Seu Site

Como Ganhar Dinheiro Com Site Wix: Confira as melhores dicas para ganhar dinheiro online – CONFIRA!

Como Ganhar Dinheiro Com TikTok: Veja como ganhar dinheiro com esse aplicativo – CONFIRA!

Ganhar Dinheiro Online: Veja 5 dicas incríveis para ganhar dinheiro na internet – CONFIRA!

error: Content is protected !!